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Bem-estar

Você conhece o Mindful walking? Venha saber mais sobre a caminhada meditativa, exercício que promove o seu bem-estar

Você conhece o Mindful walking? Venha saber mais sobre a caminhada meditativa, exercício que promove o seu bem-estar

Caminhada com sua atenção plena tem como benefício promover a sua saúde física e mental.

Cada vez mais a população vem procurando alternativas para trazer mais bem-estar e qualidade a suas vidas. Andamos, infelizmente, cada vez mais ansiosos, estressados, atarefados e principalmente vivendo sem a consciência do que estamos fazendo.

A prática de mindfulness é um dos exercícios mais profundos de observação de nós mesmos que podemos realizar em nossas vidas. Para quem não conhece, essa prática consiste em se colocar em atenção plena, ou seja, estando cientes do que está acontecendo dentro de nós e ao nosso redor. Parece simples, e sim é! Basta primeiro se permitir e ir exercitando sua mente para isso. Práticas como meditação e yoga auxiliam nesse processo de mergulho interior.

Umas das novidades e vertentes dessa prática é o “mindful walking” ou caminhada meditativa, que é uma maneira excelente de colocar nossa atenção em nosso corpo e consequentemente na mente e até em nossos sentimentos.

CAMINHADA MEDITATIVA:

Nós caminhamos durante muitos momentos da nossa vida, mas boa parte delas acabamos não desfrutando da experiência. Então, pare e preste atenção! Sim, a caminhada meditativa tem como principal característica a observação, seja ela a auto-observação ou a observação do que estamos vivenciando nessa jornada.

A caminhada meditativa não possui grandes metas, apenas é um exercício para se deixar a mente livre. Onde os pensamentos, sem julgamentos, vão acontecendo em sua cabeça. Apenas deixe eles virem e irem e de forma mais consciente.

Apenas as observe, como um telespectador: quais são as vozes que estão falando? O que elas dizem?

OBSERVE:

Como eu havia dito, a observação é o principal ponto desse exercício, por isso, foque nos detalhes da experiência. Se questione sobre o ambiente que você está caminhando. Ele está quente? O vento está agradável? Como são as árvores ou prédios desse local? Algo chama a sua atenção? Tenha um senso maior do ambiente ao seu redor.

SENSAÇÕES DO CORPO:

Durante esse processo quais são as sensações que seu corpo está trazendo? Desconforto? Leveza? Agitação? Essas sensações são agradáveis ou desagradáveis? Permanecendo seguro e consciente, apenas sinta.

Se nesse momento você observar que sua mente está vagando, passe a prestar a atenção em seus passos, lentamente coloque seu foco nos pés pisando no chão.

SONS:

Uma boa alternativa é buscar músicas agradáveis que possam ser usadas como um ponto focal nessa caminhada. Tentar casar as músicas com seus passos. Essa é uma excelente forma de criar um ritmo, e mais uma vez colocar você no momento presente.
Ao terminar, pense no que você pode levar dessa experiência para o resto do seu dia. Pode ser a leveza, o conforto, a calma ou o belo cenário que você observou durante a caminhada.

BENEFÍCIOS DA CAMINHADA MEDITATIVA:

Segundo estudo realizado, a caminhada é muito eficaz na redução dos sintomas de ansiedade em combinação com a meditação. E a caminhada realizada na natureza, ou próximo dela, pode ter um efeito rejuvenescedor no cérebro, ajudando a liberar sua mente quando você se sentir preso e ainda auxilia nos seus níveis de atenção.

Mais benefícios:

  • Aumenta a circulação sanguínea,
  • Reduz a ansiedade,
  • Alivia a depressão,
  • Melhora o humor,
  • Reduz sentimentos de stress,
  • Melhora a qualidade do sono,

Como fazer a caminhada meditativa?

Caminhe no seu um ritmo natural. Concentre-se nos sons ao seu redor, na sua respiração ou qualquer sensação corporal. Sintonize os seus pensamentos e observe enquanto eles vão e vêm. Aproveite a experiência!

Luccah Koch

Eu sinto que OOM é uma extensão de mim mesmo!


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