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Bem-estar

Viva o momento presente: Quatro formas simples para aproveitar vivendo no presente

Viva o momento presente: Quatro formas simples para aproveitar vivendo no presente

A ideia desse perfil é trazer você para o tempo presente de uma forma confortável. Ficar com os nossos pensamentos no passado ou no futuro cria ansiedade, estresse e medo, que prejudicam seriamente nossa saúde mental e física.

Trazer a mente para o presente é como um exercício que precisa ser treinado. Talvez seja difícil inicialmente, mas os resultados são extremamente benéficos. Como você vai ver nesse post.

Como eu consigo viver no momento presente?

Quando eu me coloco no momento presente, eu não penso conscientemente “estou presente”, ele apenas flui. Embarque comigo nessas dicas para você também mudar seu padrão de pensamento:

Atenção plena:

Pare de se preocupar muito com o futuro e também não fique pensando no passado. Você não pode controlar o que vai acontecer em 5 ou 10 anos. Se você parar pra pensar, não sabe nem o que vai acontecer amanhã. Comece a prestar atenção em tudo o que você faz e sente durante cada atividade do seu dia-a-dia. Perceba o agora enquanto você está lendo esse texto com a máxima atenção. Quais são as palavras que chamam a sua atenção? Quais são as sensações que você sente? Passe, a partir de agora, a prestar atenção em todos os detalhes corriqueiros que passam despercebidos na sua vida, das atividades mais banais até as mais complexas.

Respire fundo!

Pare agora um pouco e observe atentamente à sua respiração. Algumas vezes por dia, saia do piloto automático e volte totalmente a sua atenção para o seu corpo. Preste atenção total em seus 5 sentidos: olfato, audição, visão, tato e paladar. Em todos os momentos da sua vida, mantenha-se de todas as formas 100% presente.

Tire um tempo para fazer nada

Encher sua agenda de tarefas e ir realizando uma atrás da outra faz com que você não observe com plenitude as funções que esteja exercendo. Apenas tire esse tempo para sentar, respirar e apreciar o momento. Não mexa no celular ou fique olhando para o computador durante esse período. A mente agitada não permite que você viva com atenção plena.

Percepção completa. Vamos meditar?

A meditação e a Yoga ajudam a sua mente a estar no tempo presente. Durante essas atividades você acaba canalizando conscientemente a sua energia para a percepção ao invés do pensar. Ao invés de pensar tanto sobre o mundo e a vida, com esses treinos começamos a perceber mais como estamos naquele momento, sem julgamentos e com nossa máxima atenção.

Realizamos tantas atividades no automático que não prestamos atenção no que estamos fazendo. Mude também essa atitude, como eu estou incorporando dia-a-dia na minha.

Quando olhar, olhe com atenção. Quando ouvir, ouça com atenção. Quando comer, coma com atenção. Quando falar, fale com atenção. Quando tocar, toque com atenção. Quando cheirar, cheire com atenção. Quando caminhar, caminhe com atenção. Quando respirar, respire com atenção. O grande segredo é a desautomatização.

Luccah Koch

Eu sinto que OOM é uma extensão de mim mesmo!


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